domingo, 26 de agosto de 2012

A Disciplina é parte integrante de uma educação segundo os princípios de DEUS

Disciplina_Biblica        Temos observados significativas mudanças nesses últimos anos… Mudanças que têm mudado significativamente não apenas a vida humana, mas todo o ecosistema tem sofrido com as mudanças que vêm ocorrendo. Muitas foram e estão sendo as mudanças… Algumas boas, algumas muito boas, e outras não tão boas, aliás, a contar pelo seu resultado, poderíamos dizer que têm sido péssimas mudanças.

        Poderíamos discorrer sobre diversos avanços tecnológicos que têm ocorrido, sobre o avanço da ciência moderna no tratamento de diversas doenças antes tidas como incuráveis, como o caso da AIDS, do câncer, da tuberculose, da anseníase (lepra), e tantos outros… O avanço da ciência nessas áreas tem sido realmente uma dádiva do Criador para com a humanidade, tendo-lhe concedido faculdades mentais que desenvolvessem idéias e buscassem descobertas através da própria natureza, das plantas, das raízes, e mesmo em se tratando do setor químico, as formulações sempre têm origem na observação de algo no campo natural. E daí, resultam os diversos tipos de medicamentos e tratamentos encontrados em nossos dias. Louvado seja DEUS por isso… E também benditos sejam os médicos, os biomédicos, os bioquímicos e químicos, assim como os farmacêuticos que têm sido instrumentos de DEUS para aliviar e sanar tantas enfermidades físicas e mesmo psíquicas que têm assolado a humanidade.

       Entretanto, à parte de tudo isto, tenho para mim, e peço que você reflita a respeito, que há um mal muito pior que tantas doenças, e que está deteriorando nossa sociedade… Está levando nossa sociedade à um estado de putrefação moral e social de onde talvez não haja retorno.

       O mal sobre o qual quero discorrer nestas linhas, é a questão educacional… Sobre os métodos, sobre as idéias, sobre os princípios que estão sendo utilizados para conduzir a mente das nossas crianças.

       Sem dúvida alguma há muitos pensadores, muitos educadores, muitos psicólogos e muitos ditos “doutores” e “especialistas” em educação… O mais irônico nisto tudo, é que quanto mais “especialistas” em educação temos, e quanto mais “métodos” e “programas” educativos são aplicados, menos educação vemos, menos educação temos. Não lhe soa estranho isto?

       É algo antagônico! Seria o mesmo que dizer que produzimos cada vez mais comida e cada vez mais pessoas morrem de fome! Triste, mas real!

       Então, onde estaria o erro? Algo certamente está errado, e muito, muito errado com a forma como estão sendo educadas as crianças de nosso tempo.

       SLIDE LIÇÃO 08 - A REBELDIA DOS FILHOS - I A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA - 1. O QUE É DISCIPLINAComo bem mostram as figuras escolhidas para ilustrar este artigo, os pais têm confundido entre disciplina e castigo, quando ambas as coisas são diferentes uma da outra. Um erro que faz toda a diferença na criação dos filhos!

       O maior erro, entretanto, está em confiar no julgamento e nas teorias modernas, em lugar de seguir a orientação daquele que tudo criou – DEUS. DEUS é o maior interessado na família humana, pois ELE a criou, foi ELE quem estabeleceu a primeira família, e certamente ELE é a Pessoa melhor indicada para nos orientar sobre como educar nossos filhos.

       Os homens podem ser muito inteligentes… Não estamos aqui desmerecendo os estudos e pesquisas feitas pelos que se intitulam “especialistas”… Entretanto, temos visto que a nova psicologia e os novos métodos, não têm trazido qualquer melhora para a formação dos indivíduos de nossa era.

       Não é preciso ir muito longe… Qualquer criança de nossos dias (com raríssimas exceções, claro), se abordada na rua e indagada sobre o que é “ética” ou o que é “moral” ou ainda o que é “respeito”, pouco terão para dizer… Porque isso já não faz parte do dia a dia das pessoas! Que triste!

        O que está acontecendo? O grande problema está no que os pais estão fazendo (ou deixando de fazer)! Por conta de uma rotina consumidora imposta por um mundo capitalista e consumista, o casal abriu mão da educação dos filhos… A mulher, aceitando uma filosofia feminista e anti-cristã, abandonou a criação dos filhos – missão que lhe foi outorgada pelo próprio DEUS – para ir em busca de sua “realização profissional”, deixando seus filhos nas mãos de “terceiros” e eximindo-se da responsabilidade que é sua, como pais.

       Não é a toa que vemos crianças sem limites, sem respeito, rebeldes, indisciplinadas… Ora, não há como se ter um resultado diferente, se os princípios de criação que são orientados diretamente por DEUS são negligenciados. Verdadeiramente ocorre o que a Palavra de DEUS adverte:

“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe”.

(Provérbios 29:15)

SLIDE LIÇÃO 08 - A REBELDIA DOS FILHOS - I A DISCIPLINA EVITA A REBELDIA - 3. OS PAIS DEVEM DISCIPLINAREntão não há como acontecer diferente… Hoje a sociedade prioriza seus conceitos e idéias antes da Verdade absoluta da Palavra de DEUS… Como consequência temos pessoas cada vez mais egoístas e distanciadas dos princípios Divinos, porque estão sendo educadas conforme os princípios deste mundo, um mundo que está sob o domínio do maligno, como a própria Bíblia afirma em 1 João 5:19.

       Para aqueles que são realmente filhos de DEUS, discípulos de JESUS CRISTO, vale o que diz o salmista ao advertir: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios…”Salmo 1:1

       Não podemos, portanto, confiar em métodos novos, se estes não se coadunam com o que a Palavra de DEUS – a Bíblia Sagrada – orienta.

       Se um “especialista” se levantar e dar “conselhos” de criação de filhos que são contrários à Palavra de DEUS, temos que ser fiéis o bastante à DEUS, para irmos contra a “nova” metodologia, e seguir estritamente o que orienta a Palavra de DEUS… Ainda que tenhamos que, com isto, ir contra qualquer lei ou estatuto dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.