quarta-feira, 7 de junho de 2017

Roubadores de Corações

Leitura bíblica:

PV. 4:23; LC. 6:45; MT. 5:8; FP. 4:8; RM. 12:2…

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
(
Provérbios 4:23)

1457757_527483670676880_1164611007_nGostaria de refletir com você sobre a questão de “guardar o coração”. Claro que não estaremos falando sobre o “órgão” coração, mas sim sobre o “centro” de nossa vida, nossos pensamentos, nossos projetos, nossas decisões. Entendemos aqui que o termo coração, em provérbios, bem como também em Mateus e Lucas está se referindo não ao órgão que fica dentro de nosso peito, mas sim que está, de forma figurada, tratando como “coração” o âmado de nosso ser, nossa alma propriamente dita, nossos pensamentos, nossa mente!

Dentro disto, é importante que reflitamos sobre o mandamento explícito em Provérbios… “guarda o teu coração”… Porque esse mandamento? Como “guardamos” nosso coração?  Em Mateus, JESUS afirma que “para vermos a DEUS, temos que ser limpos de coração”. Se precisamos ter o coração “limpo” é porque ele pode ser “sujo”…  Aliás, em Lucas JESUS afirma que “a boca fala daquilo que “o coração está cheio”.

Em outras palavras, aquilo que “ocupa nosso coração” acaba “saindo pela boca”. É óbvio, aqui, que o termo “coração” reflete a “mente” (pensamentos).

Portanto, devemos guardar nossos pensamentos, nossa mente a fim de que a mantenhamos pura, do contrário não poderemos “ver” a DEUS.

É importante frisar aqui que, embora nossa mente (alma) experimente as coisas do mundo exterior por meio dos nossos cinco sentidos, há duas grandes entradas para a nossa menteos olhos e os ouvidos.

Não posso, portanto, entender de outra forma o mandamento explícito em Provérbios, como também em Filipenses, onde há um conselho sobre “o que deve ocupar nossos pensamentos”.

manipular e moldar o HomemDiante de tudo isto, é preciso que tenhamos extremo cuidado quanto às coisas que estamos “vendo” (assistindo) e às coisas que estamos “ouvindo”. Que tipo de programação visual tem ocupado nossa mente? Que tipo de imagens e que tipos de sons (ou músicas) temos permitido que entrem em nossa mente? Lembremos, que satanás é muito sutil, e certamente sabe que estaremos alertas para quaisquer pecados grosseiros, porém ele pode (e o fará) colocar ao nosso redor imagens sutis, mensagens sutis, subliminares e quase imperceptíveis (se não vigiarmos) com o fim de nos roubar o coração nos alimentando com dúvidas e roubando nossa fé.

Hoje a tecnologia invadiu nossa sociedade… Cuidemos com nossos ouvidos e com nossos olhos e não deixemos que aquilo que desagrada a DEUS e é reprovado pela Sua Palavra e pelo Seu ESPÍRITO ocupe nosso tempo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.