quarta-feira, 16 de abril de 2025

Identificando o Pastor, o Lobo e o Mercenário

 

Mercenário, Lobo, ou Pastor?

 Leitura:

João 10:12, 13;

Mateus 7:15;

Atos 20:29;



Como diferenciar cada um desses personagens no meio do povo de DEUS?

...

-- Lobo: É quem "divide" os filhos de DEUS, busca levar as pessoas a seguir a si próprio, suas ideias, conceitos e doutrinas, e não a Palavra de DEUS (AT. 20:29);

O lobo também vem "vestido" (com aparência) de ovelha, mas no seu interior, o desejo é de tirar aquilo que a ovelha tem, despojar a ovelha (MT. 7:15).

-- O "mercenário" é aquele que trabalha por dinheiro, não tem cuidado algum com as pessoas, procura seu próprio lucro. É aquela pessoa que espera pelo dinheiro, que igualmente, não tem cuidado das ovelhas (JO. 10:13).

O mercenário, não é pastor (JO. 10:12), ainda que possa, no meio dessa sociedade corrompida, assim ser chamado ou ter esse "título".

-- O "pastor" que é levantado pelo SENHOR (EF. 4:11; JO. 10:1,2), é aquele que "cuida" das ovelhas, se relaciona com elas, visitando-as e alimentando-as. O pastor conduz as ovelhas de JESUS "para fora dos apriscos" (JO. 10:3,4) conduzindo-as para onde elas possam se alimentar com verdes pastagens (JO. 10:9).

As pastagens não estão "dentro" do curral, mas "no campo"... O SENHOR não falou que haveria um único "aprisco" (um curral grande para reunir as ovelhas) mas sim "um rebanho" (JO. 10:16).

...

Pergunto:

Numa "egreja" (aprisco) com uma multidão de  pessoas, como acontece em nossos dias, tem como o "pastor" conhecer cada uma de suas "ovelhas" ? Tem como ele alimentar uma por uma? Conhecer cada uma pelo nome (JO. 10:3)?

Esses pastores se relacionam com suas ovelhas de forma que elas "o conheçam" ou "conheçam sua vida" (JO. 10:14)?

São verdades a se pensar, e tomar a atitude de "fugir dos maus obreiros" (FP. 3:2).

...

Pessoas assim, no meio do povo de DEUS, não são "ungidos do SENHOR", são lobos, maus obreiros, falsos mestres, que admiram as pessoas por causa do interesse (JD. 1:15-19); são enviados do Diabo (2 CO. 11:13-15).

Carlos Alberto Bächtold: Amados, busquemos do SENHOR discernimento para não ser por eles enganados (EF. 4:14).