sábado, 2 de outubro de 2010

O Novo Nascimento...

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Amado(a) leitor(a)... Você já nasceu de novo? 

Conquanto muitos creiam que o novo nascimento ocorre no momento do batismo nas águas, há que se fazer aqui alguns esclarecimentos necessários, a fim de que não sejamos conduzidos por um raciocínio desprovido de base bíblica.
Ocorre que há alguns que tomando o texto do Evangelho segundo João, onde JESUS entabula um diálogo com um príncipe da sinagoga sobre o "nascer de novo", falando de nascer da água e nascer do espírito, entendem como JESUS se referindo à água como elemento físico. Com base no nascer da água, acreditam tratar-se da água do batismo, o que em realidade trata-se de um ledo engano, já que o batismo nas águas não produz o novo nascimento, sendo, antes, uma comprovação deste.


Atentando para outro texto que trata do mesmo tema - o novo nascimento - vejamos o que nos mostra a epístola do apóstolo Pedro:
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre." (I Pedro 1 : 23)

Aqui o texto é claro em nos afirmar que o Novo Nascimento (de novo gerados, ou nascidos de novo) não se dá por qualquer ritual exterior que façamos (como nos batizar, por exemplo), e sim pela operação da Palavra de DEUS em nossas vidas, pois ela é viva e eficaz (Hebreus 4:12). Vale dizer que é DEUS quem opera em nós o novo nascimento... Claro que, uma das consequências naturais do novo nascimento é a obediência à ordenança do "batismo nas águas"; pois com o batismo nas águas, como JESUS, aceitamos a condenação de DEUS para a natureza adâmica (Adão pecou, e o pecado passou a todos os seus descendentes, conforme Romanos 5:12), nos identificando com JESUS CRISTO em Sua morte (sepultados com Ele na morte pelo batismo - Romanos 6:3-4) e também em Sua ressurreição (Romanos 6:5).

Portanto, é preciso compreender que quando JESUS fala com Nicodemos sobre nascer da água, Ele está referindo-se ao nascer da Palavra de DEUS, que, conforme Efésios 5:26 opera na igreja uma purificação (lavagem da água pela Palavra). E quando JESUS fala de nascer do espírito, está falando do operar do Espírito Santo de DEUS através da Palavra de DEUS, operando no homem  (Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo) - Tito 3:5.

Daí a importância da Palavra de DEUS, a tal ponto de Paulo afirmar que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de DEUS, conforme Romanos 10:17. Porque somente a Palavra de DEUS é capaz de mudar a natureza do homem... Ela instaura, dentro do homem, a natureza de CRISTO... E torna ele um cristão.
Ainda de acordo com o texto em epígrafe, tal batismo nas águas deve ser por imersão - uma vez que é um figura do sepultamento (morte) e ressurreição. Quando o filho de DEUS é imerso nas águas, está testemunhando seu sepultamento com JESUS, e quando emerge delas fala de sua ressurreição com CRISTO.

Já quanto ao batismo que salva, podemos entender, pelas Escrituras, tratar-se do batismo em Um só Espírito (1 Coríntios 12:13), formando o Corpo de CRISTO (a Igreja, cfe. Efésios 1:22,23), e não do batismo nas águas... Pois o batismo nas águas não produz uma nova criatura, e sim o Espírito Santo o faz! Quando ouvimos o Evangelho do SENHOR JESUS, e de fato, cremos nele, somos batizados para dentro do Corpo de CRISTO, ocorrendo a regeneração ou novo nascimento. Logo a seguir, vem o desejo (impulsionados pelo Espírito de DEUS) de sermos obedientes às ordens (mandamentos) do SENHOR JESUS, entre os quais, o primeiro é o batismo nas águas, mostrando com isto, que nos identificamos com o SENHOR JESUS. Mas o batismo nas águas, apenas como cumprimento de um regulamento religioso, não produz filhos de DEUS, apenas pecadores molhados, já que não nasceram de novo!

Volto novamente à pergunta... E você... Já nasceu de novo?

por Carlos Alberto Bachtold, Foz do Iguaçu, PR. - carlosbachtold@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.