domingo, 29 de novembro de 2015

Mensagem Subliminar – Que mal existe nisto?

 

mensagem-subliminar-1 Caro Leitor…

Por este ser um assunto muito complexo e de extrema relevância para nós, julguei necessário trazer neste espaço alguns esclarecimentos e informações sobre este importante tema.

A mensagem subliminar não faz parte de nenhuma cadeira científica ou pedagógica, tampouco tem parte em qualquer grade curricular de alguma faculdade ou universidade. A despeito disto, é assunto de inúmeras pesquisas por parte de cientistas e estudiosos, tanto mais que a cada dia surgem mais evidências científicas de sua profunda influência no cotidiano e no comportamento humano independentemente da classe social em que tais estudos têm sido efetuados.

Portanto, quero lhes apresentar nos próximos artigos e postagens, o que tem sido descoberto em relação ao assunto ora abordado, e cuido que seria de bom alvitre que os colegas de profissão (educação) e também pais e amigos se inteirassem deste tema.

mensagem subliminar, os aristocratas Por ser um tema de uma certa amplitude e complexidade, vamos estar postando por partes, a fim de que esta série de artigos não se torne uma leitura enfadonha, antes possa contribuir para seu esclarecimento e para prevenção e supressão de muitos problemas ligados à influência das mensagens subliminares.

O que é a mensagem subliminar?

Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.

A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.

A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

Como a Mensagem Subliminar afeta o comportamento humano?

 

A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.[1]

Recomendo que leiam também o artigo e comprovação científica existentes em http://www.calazans.ppg.br/c001.htm.

A partir de agora, vamos estar mais atentos a todos os tipos de desenhos, mesmos os “aparentemente inocentes”, e filtrar as “mensagens” que estão passando aqueles que são expostos a eles. E não apenas imagens, mas até mesmo músicas e sons… Isto tratarei num próximo artigo. Pense nisto!

Carlos A. Bächtold

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.