terça-feira, 28 de julho de 2020

O MUNDO ESPIRITUAL E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O HOMEM


ENTENDENDO O MUNDO ESPIRITUAL - YouTube
O que sabemos sobre o mundo espiritual? Não me refiro ao que lemos a respeito, nem ao que ouvimos, mas, de fato e de verdade, que conhecimento temos sobre ele? Pautamos nossas crenças a respeito em relatos de outros, em livros, em filmes, ou na realidade?


É preciso sabermos que há uma fonte inerrante de conhecimento – DEUS, o CRIADOR do universo! Precisamos entender, também, que ELE, o CRIADOR, deixou ao homem uma fonte de busca sobre todos os assuntos que dizem respeito à sua própria existência: A Bíblia Sagrada!
A despeito do fato de muitas religiões utilizarem a Bíblia como base para suas doutrinas, ela, no entanto, não é monopólio de nenhuma delas, nem tampouco de qualquer homem. Ela é a Palavra de DEUS escrita, o “manual do fabricante”, onde o homem encontra as respostas e orientações para tudo o que diz respeito à sua vida aqui e no porvir.
Nas suas páginas nós encontramos a verdade sobre todos os assuntos que nos dizem respeito. Claro que há trechos complexos de serem compreendidos, nestes, é necessário que haja a intervenção do Seu Autor (DEUS), ELE, por meio do Seu ESPÍRITO SANTO, traz a compreensão daquilo que é para sabermos.
Em se tratando do “mundo espiritual”, a Bíblia – a Palavra Escrita de DEUS – nos afirma que há coisas “visíveis” e “invisíveis” (CL. 1:16). E no livro do profeta Daniel, encontramos a menção de que “o céu” governa sobre a Terra ─ DN. 4:26, ou seja, tudo o que ocorre na Terra, é reflexo ou consequência do que acontece nos céus (veja-se DN. 10).
Vejamos alguns fatos que são mencionados na Bíblia Sagrada, e que passam muitas vezes desapercebidos pelos leitores incautos ou negligentes...
GN. 1:1 cita que “no princípio DEUS criou os céus e a Terra”. Observemos que “céus” está no plural e “terra” no singular. Ou seja, há apenas uma Terra, mas não há apenas um céu. Evidentemente surge a pergunta... São “quantos céus”? De acordo com a Palavra de DEUS, existem três céus, a saber: o primeiro céu seria a atmosfera terrestre. É o céu onde estão as nuvens e onde os pássaros voam. O segundo céu seria o firmamento, o espaço. É no segundo céu que estão as estrelas e os corpos celestiais. Finalmente, o terceiro céu é lugar da habitação de Deus, conforme (GN. 1:14-17, 20, 30; 2 CO. 12:2; AP. 6:9, AT. 1:11).
Dois Governos
Além de nos falar sobre o reino espiritual, a Bíblia também nos fala que a humanidade está dividida, de um modo geral, entre dois governos, ou seja, todos os seres humanos, indistintamente, estão sob um reino ou outro. A Bíblia menciona o Reino da Luz e o Reino das Trevas.
Segundo as Escrituras Sagradas, toda pessoa é governada por um desses dois reinos, e se encontra diretamente sob a influência de um deles.
Vamos examinar um pouco mais detalhadamente as características desses dois reinos.
O Reino da Luz
Também chamado, na Bíblia, de “Reino de DEUS” ou “Reino dos Céus”, conforme: MT. 3:2; 4:17; 6:33; 10:7; 21:43; MC. 4;26; 12:34; 14:25; LC. 9:11; 10:9; 12:31; 17:21; 18:29; 21:31; JO. 3:3-5, etc.
Segundo a Bíblia, nesse Reino JESUS é o Rei e o único SENHOR! Os cidadãos desse reino seguem Sua Lei, obedecem a Seus mandamentos e Sua Palavra. As características e práticas dos cidadãos desse reino estão concentradas em Mateus capítulos 5, 6 e 7, no chamado “Sermão do Monte”, nos ensinamentos de JESUS CRISTO. Os cidadãos desse reino se identificam simplesmente como seguidores ou discípulos de JESUS, não tomando qualquer outro título para si, e buscam expressar as características de JESUS.
Em linhas gerais, as ações dos cidadãos do Reino de DEUS são pautadas unicamente no que JESUS ensinou e ordenou, e nos exemplos que ELE deixou. Orientam-se exclusivamente pela Bíblia Sagrada e buscam a direção do ESPÍRITO SANTO.
O cidadão do Reino de DEUS é alguém que “nasceu de novo” (JO. 3:3-5; 1 PE. 1:23), e que expressa a vida de CRISTO (GL. 2:20), e manifestam também o mesmo sentimento de JESUS (FP. 2:1-8). Não se envolvem com a mentira em qualquer uma de suas manifestações, não buscam seus próprios interesses e vontades, mas unicamente fazer o que CRISTO ordena.
Outra característica importante do cidadão da luz é que não vive isolado, procurando sua própria vontade, mas sempre busca estar na companhia dos outros seguidores de JESUS, na cidade onde mora. Os seguidores de JESUS procuram estar juntos e sempre têm tudo em comum – AT. 2:44-47; 4:32-35 – de forma que sempre estão suprindo as necessidades uns dos outros, ajudando-se mutuamente.
Os seguidores de JESUS abandonaram a mentira e falam sempre a verdade com seus próximos (EF. 4:25), não furtam nem roubam[1] (EF. 4:28) e tampouco falam palavras torpes (imorais, blasfemas, xingamentos, obscenidades, depravações etc.), mas somente palavras que trazem graça e edificação a quem as escuta (EF. 4:29). Também entre os seguidores de JESUS não é comum a prática de gritarias, a amargura, a malícia, a cólera, a ira, ou coisas desse tipo (EF. 4:31). Na realidade, entre os que seguem a JESUS, há sempre o sentimento de perdão, de amor e um comportamento conduzido pelo Espírito Santo de DEUS (RM. 8:14). Estas são apenas algumas das características daqueles que são conduzidos pelo Reino de DEUS, ou seja, que são governadas pelo CRISTO JESUS.
O Reino das Trevas
Da mesma forma que é possível identificar muitas características de quem é governado por CRISTO, e pertence ao Reino de DEUS, também é possível identificar quem é governado pelo “príncipe deste mundo – Satanás” e que vive no Império ou governo das trevas.
Em Isaías 14:12-15 encontramos a menção da queda de Lúcifer das regiões celestiais, pelo fato de querer ser igual a DEUS, e assentar-se acima dos anjos de DEUS. Em Ezequiel 28:12-17 lemos que esse ser espiritual que foi expulso das regiões celestiais é um querubim, um ser espiritual de alta patente dentro da hierarquia angelical, estando acima de anjos e de arcanjos[2].
É de suma importância que compreendamos, à luz da Palavra de DEUS, as questões pertinentes ao mundo espiritual, a fim de que possamos discernir os ardis do maligno (2 CO. 2:11).
Em relação ao querubim expulso do céu, a Bíblia nos ensina que ele arrastou atrás dele uma terça parte dos seres espirituais (AP. 12:7-9).
A partir do momento que esse querubim se encheu de orgulho, tornou-se o “diabo” (caluniador, mentiroso) e “satanás” (opositor, inimigo), o líder dos espíritos rebeldes e malignos.
Lá no Éden, o diabo enganou a mulher (2 CO. 11:3) mentindo para ela (compare GN. 2:17 e 3:4). Eva, por sua vez, convenceu Adão de forma que ele não creu na Palavra recebida de DEUS, dando ouvidos (acreditando) nas palavras da mulher, e não de DEUS (GN. 3:17).
No momento em que Adão acredita na mulher, ele não acredita em DEUS, e então a incredulidade passa a toda a raça humana, e o governo da Terra, que DEUS havia colocado nas mãos de Adão, este passa às mãos do diabo (LC. 4:5,6). A partir dali, começa o império das trevas sobre a Terra.
Ainda de acordo com a Bíblia, ao contrário do pensamento popular comum, o diabo “não está no inferno”, e sim está passeando pela Terra (Jó 1:7; 2:2).
Pode alguém querer saber o que o diabo faz, enquanto passeia pela Terra...
A Bíblia responde...
Em Zacarias 3:1 diz que o diabo se opõe aos homens de DEUS...
Em Lucas 13:11-16, JESUS mostra satanás como responsável por comandar espíritos de enfermidades para que “aprisionem” as pessoas. Veja também LC. 11:14, 18, 24; 9:38-42.
Escrevendo a Timóteo, Paulo afirma (1 TM. 4:1) que existem “doutrinas (ensinamentos) de demônios”. O que indica, portanto, que satanás também está ocupado em disseminar seus ensinamentos que, claro, são contrários aos ensinamentos de JESUS.
Claro que para enganar as pessoas, satanás se passa por “anjo de luz” (2 CO. 11:4), e os seguidores de satanás se passam por “ministros da justiça” (2 CO. 11:13-15).
Porém é muito fácil identificar as características de quem vive no governo de satanás...
Características do Império das Trevas
· Corrupção e violência – GN. 6:11,12;
· Ausência da Verdade;
· Ausência de Benignidade;
· Ausência do Conhecimento de DEUS;
· Prevalece o perjúrio, o jurar falsamente;
· Prevalece o mentir, a prática da mentira;
· Prevalece o matar, o homicídio;
· Prevalece o furtar;
· Prevalece o adulterar;
· É sempre crescente o número de homicídios...
Todas essas características são citadas em Oséias 4:1,2. Consegue ver alguma semelhança com o que ocorre na sociedade nos nossos dias? E olhe que só citei “algumas características” do império das trevas... Não cheguei a mencionar o homossexualismo, a sodomia, e tantas outras práticas inomináveis praticadas na sociedade.
O que tudo isso indica? A Bíblia afirma que “todo o mundo jaz no maligno” (1 JO. 5:19).
E você? Consegue identificar que tipo de governo há sobre sua vida?
Qual desses dois reinos conduz você? Que características podem ser percebidas em sua conduta?
Lembre-se... Não podemos agradar a dois senhores (MT. 6:24).
De acordo com EF. 2:1-3, quando alguém faz sua própria vontade, satisfazendo seus próprios desejos carnais e seus pensamentos, está, na realidade, satisfazendo “ao príncipe das potestades do ar” – o diabo!
Não se engane! Não há como ser “neutro” em relação a esses dois reinos. Não há como estar “em cima do muro”. Ou estamos sob um governo ou sob outro! Ou caminhamos no Reino da Luz, ou no Reino das Trevas! Ou somos comandados por CRISTO, ou pelo Diabo!
É tempo de aplicarmos o nosso coração aos nossos caminhos, de nos voltarmos ao Evangelho do Reino de DEUS, pois o Reino de DEUS está próximo! Está ao nosso alcance!
Clamemos e busquemos ao SENHOR enquanto podemos encontra-LO!

[1] Embora muitos acreditem que furtar e roubar sejam sinônimos, há uma diferença primordial entre as duas práticas. Furtar é tomar escondido algo que não me pertence, e “roubar” é tomar a força ou por engano o que não é meu.



[2] De acordo com as Escrituras, um “arcanjo” é um “príncipe de anjos” ou um “principado” cuja autoridade cobre toda uma nação ou país (cfe. DN. 10:13, 20, 21; 12:1; JD. 9 etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.