domingo, 3 de julho de 2022

COMO SE TORNAR UM DISCÍPULO DE JESUS CRISTO

       O termo "discípulo"  significa, literalmente, aquele que é ensinado por alguém, ou que segue os ensinamentos e os passos de algum mestre.

       De alguma forma, cada homem e mulher segue os passos e os ensinos de alguém; cada ser humano, na verdade, se espelha e busca imitar uma ou mais pessoas em alguns aspectos de sua personalidade e conduta. Em outras palavras, sempre estamos "imitando" alguém, sempre temos um "modelo" em mente no nosso dia a dia.

      Da mesma forma, cada um de nós traz dentro de si uma carga genética e de valores herdada de nossos antepassados (pais, avós, etc). Esse legado é responsável em grande parte por quem somos e pela forma como nos comportamos, como vivemos.

       E a forma pela qual vivemos, define quem somos, que "tipo de árvore" somos... Pois, conforme JESUS afirmou: "pelos frutos conhecereis a árvore". Não se colhem laranjas de um abacateiro, nem abacates de um mamoeiro. (Mateus 7:20).

      Ora, semelhantemente, cada pessoa expressa, manifesta, o que é ou "quem é". Essa é uma lei universal feita por DEUS: "cada ser vivo expressa a reproduz a sua espécie". Isso é natural e universal!

       Você já viu uma roseira produzir cravos?

       Você já viu uma oliveira produzir abacates?

       Ou, quem sabe, já colheu bananas em macieiras? Já mordeu uma maçã que tinha sabor de mamão e aroma de canela?

       Essas perguntas retóricas podem parecer desnecessárias, mas é o que as pessoas vivem "se esforçando" para produzir.

       As pessoas tentam dar aroma e sabor para aquilo que está estragado. No campo da artificialidade industrial, isso até é possível! Mas não quando se trata da vida!

       A resposta às questões anteriores é sempre não! Pois o homem não consegue mudar qualquer lei universal. Assim como os felinos não mugem (o mugido é o som dos bovinos, e não dos felinos), os bovinos não miam (o miado é o som dos felinos, e não dos bovinos); tampouco os cães falam (porque só o homem fala). Cada ser vivo tem sua própria forma de se comunicar, de acordo com o que são, com a sua natureza.,

      O ser humano não é diferente; apesar de todas as perversões a que tem se submetido, não muda sua essência.

       Lá no passado, os pais da raça humana trouxeram para seus descendentes a corrupção ao não darem ouvidos à Palavra de DEUS. Agora, como consequência, toda a humanidade se corrompeu.

       E por conta dessa corrupção do gênero humano, não há como melhorar a raça ou a natureza humana.

       O homem, descendência de Adão, não pode ser "melhorado".

       Cada pessoa que nascem já nasce com uma natureza corrupta e perversa, com a natureza do próprio satanás, do próprio diabo, sendo com razão chamada de "raça de víboras" (Mateus 12:34), fazendo uma alusão à ação do diabo lá no Éden (2 CO. 11:3; AP. 12:9), sendo má desde sua infância (GN. 8:21).

       Por esse motivo, cada ser humano precisa ser salvo, precisa nascer de novo. Foi esse o tema abordado por JESUS em Sua conversa com Nicodemos, um homem que era um líder religioso de sua época, conversa que está mencionada em João capítulo 3.

       É importante compreendermos aqui que, com exceção de JESUS, todo ser humano nasce "morto para DEUS", e é, por natureza (humana) filho da ira (Efésios 2:1-3).

       Nessa condição ─ nascido da carne (JO. 1:13) ─ não há nada que o homem possa fazer para escapar da condenação, a única solução para a natureza humana é a morte. Por amor ao homem que criou, o próprio DEUS, o CRIADOR se fez homem ─ em JESUS ─ a fim de salvar o homem, restaurando-o novamente ao Seu Plano original.

       Segundo a Palavra de DEUS, o homem (a humanidade) foi feito por DEUS, de forma singular, muito diferente de todos os demais seres criados.

       A simples menção de ser "imagem e semelhança de DEUS" já coloca o ser humano como alvo de um plano específico de DEUS; plano este que vai sendo descortinado ao longo das Escrituras Sagradas (Bíblia Sagrada).

       Em Gênesis 1:26 e posteriormente em Gênesis 2:7 encontramos o surgimento do homem. Surge, naturalmente, a questão: "Para quê o homem foi formado?"

       Observemos atentamente dois importantes fatos mencionados em Gênesis ─ o livro dos inícios:

1) O homem foi formado à imagem e semelhança de DEUS;
2) Não há a proibição de comer "da árvore da vida" que estava no meio do Jardim do Éden.

       O fato de o homem ter a imagem e semelhança do CRIADOR, tem um motivo... O CRIADOR fez o homem para que pudesse habitar dentro do homem que formou. Vejamos alguns textos:
Êxodo 25:8; Êxodo 29:45; Números 35:34; João 14:2, 3, 23; Apocalipse 21:3 ...
       Começando por ÊX. 25:8, há a ordem Divina de que seja construído um santuário, um "tabernáculo" para que o próprio DEUS habitasse "no meio" do Seu povo, o que está confirmado em ÊX. 29:45 e NM. 35:34.
       Posteriormente, em JO. 14:2,3 JESUS manifesta aos Seus discípulos o desejo de que Seus discípulos estejam onde ELE estiver. Também em JO. 14:23 JESUS declara que ELE e o Pai vão morar DENTRO daqueles que O amam e guardam a Sua Palavra. Finalmente, em AP. 21:3 está escrito que no final de todas as coisas o propósito original de DEUS por fim se realizará, com o CRIADOR habitando com os homens na Terra, habitando com aqueles que "nasceram da água e do Espírito (JO. 3:5), isto é, que foram gerados (nascidos) de DEUS (JO. 1:13) tendo sido regenerados (nascidos de novo) por meio da Palavra de DEUS (1 PE. 1:23; TG. 1:18) e pelo lavar regenerador do ESPÍRITO SANTO (TT. 1:5).

       Todos esses textos mostram, portanto, que ser um discípulo de JESUS, um filho de DEUS, não é apenas fazer parte de um grupo religioso, nem é meramente uma questão de seguir um conjunto de regras e comportamentos.
       Sabemos que determinadas espécies de aves são capazes de imitar a voz humana ─ mas são pássaros, não são humanos.
       Há também alguns mamíferos primatas capazes de imitar o comportamento humano (gestos, caminhar, etc), porém são "animais" (macaco, por exemplo)m, não são pessoas.
       Semelhantemente, as pessoas são capazes de imitar a forma de vida de um filho de DEUS, de um discípulo de JESUS; são capazes de uma linguagem similar à dos filhos de DEUS, e podem ter "aparência" de piedade, ainda assim estão espiritualmente mortas, e vivem para satisfazer os desejos de sua carne (aparência, comida, bebida, sexo, etc) e de seus pensamentos (de sua alma, como cultura, boa música, conhecimentos...) e seguem seus próprios caminhos (Efésios 2:2,3; Isaías 53:6).

       Quando os discípulos de JESUS saíram para pregar o Evangelho do Reino de DEUS, as Boas Novas de JESUS CRISTO, sua mensagem era uma só: "arrependei-vos...". E essa mensagem não mudou até os dias de hoje. O Evangelho de JESUS CRISTO é UM.
       Em suma, a mensagem do Evangelho de CRISTO é a seguinte:

1) Por um só homem (Adão) entrou no mundo o pecado e por ele a morte, passando assim a toda a humanidade (RM. 5:12);
2) Por causa do pecado, todos foram "destituídos" da glória (luz) de DEUS (RM 3:23);
3) Destituída da luz de DEUS, a humanidade passou a viver em um império das trevas, debaixo do governo do "príncipe das potestades do ar" (EF. 2:2,3);
4) No império das trevas no qual a humanidade vive, todos fazem suas próprias vontades, seguem seus próprios caminhos e buscam satisfazer os desejos de sua carne e de seus pensamentos. Muitos, inclusive, são controlados por espíritos malignos (EF. 2:1-3; MT. 12;43; LC. 11:21 - 26, 14);
5) Não há, entre as pessoas, ninguém justo (RM. 3:10);
6) Toda a humanidade se extraviou e se desviou por seus próprios caminhos (IS. 53:6) e a natureza maligna herdada de Adão se manifesta já desde a infância (GN. 8:21). Por isso mesmo, somos, por natureza, "raça de víboras" (MT. 12:34).
7) Para que o homem possa ser resgatado e possa voltar ao propósito original de DEUS, o VERBO ETERNO, CRISTO, se fez carne, nasceu como homem, veio em forma humana para possibilitar que outros se tornem filhos de DEUS (JO. 1:1-3, 12).
8) Hoje é necessário, então, tendo ouvido o Evangelho do Reino, arrepender-se genuinamente, converter-se (mudar de atitude e de pensamentos), ser batizado (em águas por imersão), e receber o ESPÍRITO SANTO, experimentando, dessa forma, o novo nascimento em CRISTO, e sua vida nunca mais será a mesma.

       Você já nasceu de novo? É, de fato, uma nova criatura?
       (2 Coríntios 5:17 ─ Gálatas 6:15









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.