sábado, 27 de maio de 2023

A NOSSA LUTA (Parte I)

Leitura Inicial: Efésios 6:12-18

       De acordo com a Palavra de DEUS, a luta do discípulo de JESUS não é contra pessoas de carne e sangue. Não lutamos contra seres humanos! Aliás, em relação à eles, somos ensinados pelo SENHOR a forma como devemos agir (MT. 5:39; LC. 6:29).
       Pelo fato de nossa luta não ser física, e sim espiritual,  é necessário um preparo e armas espirituais, como lemos em 2 CO. 10:4,5.
       Da mesma forma, a armadura (roupa de combate) é diferente da armadura romana, usada para combate físico (EF. 6:11, 13-17).
       Observemos, entretanto, o paralelo que o ESPÍRITO SANTO traça na analogia com a armadura romana:

EF. 6:14
       
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...
       De acordo com a anatomia humana, os lombos (a coluna lombar, das vértebras L1 a L5) são responsáveis por sustentar a maior parte do peso do corpo, e estão sujeitos aos maiores esforços da coluna vertebral.
       A coluna lombar é responsável por gerar estabilidade (firmeza) e mobilidade (movimento); é o que dá uma base estável que antecede qualquer movimento.
        Por isso, nossa nossa firmeza e estabilidade dependem da Verdade, porque só a Verdade proporciona isto.
       Quando somos firmados na verdade, por onde nós passamos, não tememos, pois nossos lombos (firmeza) já estão guardados pela verdade.

EF.  6:15
"[...] vestida a couraça da justiça"...
       
Olhando atentamente para a figura da armadura, irá perceber que a couraça "protege os órgãos vitais", protege o tórax e as costas. 
       Igualmente, a justiça de CRISTO nos foi atribuída por ocasião de nosso novo nascimento, e a partir daí, nossas ações deixam de ser "obras mortas" (ações feitas no esforço humano) (HB. 6:2), para se tornar em obras de justiça dos santos (AP. 19:8; TT. 3:5).
       Quando JESUS nos ordena, em MT. 6:33 a buscar em primeiro lugar o Reino (governo) de DEUS e a Sua justiça, certamente conhecia essa "proteção" para o nosso coração.
       As "nossas" justiças não podem nos proteger de nada, porque são "como trapo de imundícia" (IS. 64:6). Para quem não sabe, o "trapo de imundícia" era um pedaço de tecido que as mulheres de antigamente utilizavam em seu órgão genial quando estavam menstruadas, para segurar sua menstruação, que, na Bíblia, é chamada de "imundícia" ─ EZ. 36:17. Imagine você, agora, o que é um "trapo de imundícia"... A melhor versão é um absorvente feminino com sangue podre.
       Adão tentou cobrir sua nudez com folhas de figueira, folhas que logo se secariam (GN. 3:7), em nossos dias a sociedade humana pensa que suas obras humanitárias têm algum valor para DEUS, que grande engano! O melhor do homem é, aos olhos de DEUS, como um trapo de imundícia.
       Porém, da mesma forma como DEUS providenciou vestes para cobrir a nudez de Adão lá no Éden, vestindo-o com a pele de um cordeiro (GN. 3:21), providenciou também que nossa nudez seja coberta graças ao sacrifício do Cordeiro de DEUS (AP. 13:8; EF. 4:24; 1 PE. 4:19; JO. 1:29; e referências), quando estamos vestidos com a Sua justiça. É, portanto, necessário que estejamos vestidos com a couraça da justiça.

EF. 6:15
"... e calçados os pés na preparação do Evangelho da paz"...
       Não confunda o termo "preparação" do Evangelho com "pregação" do Evangelho...
       O termo preparação (do grego heitomasia (tornar pronto, preparar), diz respeito a preparar as pessoas para a vindo do SENHOR. Deixá-las "prontas", "preparadas".
       No Oriente era comum os reis enviarem pessoas aos lugares onde haveria de passar, a fim de "nivelar as estradas", "preparando o caminho" por onde passaria. Resumindo, pessoas "preparavam o caminho para a chegada do rei".
       Isto nos remete a uma história conhecida na Bíblia, a história e missão de João Batista, que era primo de JESUS. Convido você a ler as seguintes passagens em sua Bíblia Sagrada:

  • IS. 40:3;
  • ML. 3:1;
  • MT. 3:1-3;

       A missão de João Batista era preparar o povo para a vinda do Rei (ML. 4:5,6; LC. 1:13-17; MT. 11:7-10).
       Quando o ESPÍRITO SANTO, usando Paulo, ao escrever aos efésios ordena que tenhamos os pés calçados na preparação do Evangelho da paz, é porque, como membros de CRISTO, devemos, como João, preparar nossa geração para a volta do Rei JESUS, e para isso é necessário que anunciemos o Pleno Evangelho e todo a Palavra de DEUS (AT. 20:27).
       É necessário que as pessoas sejam libertas dos enganos e dos ardis de Satanás, onde, à vontade dele, estão presas (2 TM. 2:26); para que suas vidas sejam preparadas para receber o SENHOR JESUS como seu novo governante.
        Antes de a semente de DEUS ser semeada, é necessário que o "solo" (coração, mente do homem - LC. 8:15) seja preparado, que toda erva-daninha seja arrancada pela raíz (JR. 1:10).
       Portanto, preparar o caminho do SENHOR, ou estar com "os pés calçados na preparação do Evangelho da paz", diz respeito a estarmos nós próprios, livres de qualquer semente diferente da semente Divina, livres de quaisquer conceitos, sofismas, doutrinas ou ensinos que contradigam a sã doutrina, para, então, lançar apenas a Palavra que foi inspirada pelo ESPÍRITO SANTO.
       Isto posto, é possível, estando prontos, que preparemos outros para ELE.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.