quinta-feira, 22 de junho de 2023

OS PROFETAS - DOM E FUNÇÃO

 GN. 20:5
A primeira vez que um profeta é mencionado. DEUS, aqui, afirma que Abraão é profeta. Seria importante examinarmos as Escrituras e ver o que a Bíblia nos mostra sobre a vida de Abraão.

ÊX. 7:1, 2
Aqui DEUS coloca Moisés como Seu próprio representante, e estabelece Arão, irmão de Moisés, como profeta de Moisés. Vemos, no versículo 2, que Arão é quem fala, a Faraó, o que DEUS ordena a Moisés. Subentende-se, portanto, que o profeta é quem fala, quem transmite a ordem de DEUS aos homens.

Outras passagens que nos mostram a responsabilidade daqueles a quem DEUS estabelece como profetas:
DT. 18:18, 19 --> O profeta fala o que DEUS ordena.
1 SM. 3:1-21 --> O SENHOR se manifesta ao profeta, e este transmite a Sua Palavra.
2 RS. 3:11 --> No Antigo Testamento, era do profeta que se buscar a direção do SENHOR.
JR. 1:1-8 --> O SENHOR é quem separa e envia os Seus profetas.
EZ. 3:17 --> O profeta é colocado pelo SENHOR como um "atalaia" no meio do povo. Atalaia é aquele que ficava numa torre de vigia nas cidades, para que, "vendo mais longe", pudesse avisar o povo do que estava vindo sobre a cidade (no caso de ataques do inimigo).

Os Profetas no Novo Testamento

ML. 4:5, 6
O anúncio profético de que, no futuro, DEUS iria enviar um profeta com uma missão específica. Em MT. 11:7-14 JESUS confirma o envio desse profeta, falando de João Batista (primo de JESUS) que tinha essa missão.

RM. 12:6
Aqui é mencionado o "dom" de profecia. Certamente esse dom (dádiva, presente) faz parte dos dons que CRISTO deu aos homens após Sua ascenção aos céus (EF. 4:8).

1 CO. 12:28
Na sua carta aos coríntios, o dom de profecia (que torna alguém um profeta ou profetisa), é evidenciado devido à sua peculiaridade. Comparado ao dom de variedade de línguas, o dom de profecia é maior. Vale ressaltar também que o serviço do profeta no Novo Testamento e dentro da Igreja é um serviço singular. Vejamos o que o ESPÍRITO SANTO tem a nos mostrar sobre esse dom: 1 CO. 12:10; 1 CO. 14:1, 3, 4...

1 CO. 14:24, 25
Aqui o texto mostra que o profeta/ a profecia "revela os segredos do coração" (mente) do homem.

1 CO. 14:3, 4
A profecia edifica a igreja. Isto é, os profetas não são levantados pelo SENHOR para edificar um grupo em particular, ou seus próprios prosélitos, mas sim para edificar a Igreja de CRISTO. Por consequência, os profetas do SENHOR são totalmente contrários a qualquer tipo de partidarismo ou divisão na família de DEUS.

EF. 2:20; 2 PE. 1:19
Os profetas são usados pelo SENHOR para lançar os fundamentos da fé dos santos (EF. 2:20) e para trazer luz sobre aquilo que não está claro (2 PE. 1:19). Por isso a profecia vem para trazer edificação, consolação e exortação.

EF. 4:11; 1 CO. 12:28
Na igreja, nem todos são profetas! Uns = alguns. Então a profecia é um dom dado pelo ESPÍRITO SANTO para aqueles que o SENHOR já determinou. Apesar de "todos poderem profetizar", a Palavra de DEUS mostra que "nem todos são profetas, nem todos profetizam".

EF. 4:11-16
Os profetas estão entre aqueles que "aperfeiçoam" os santos, a fim de que estes desempenhem o seu serviço (o serviço de cada santo), a fim de que alcancem a unidade da fé (ou seja, que todos acreditem na mesma coisa - 1 CO. 1:10) e não sejam "levados em roda por todo vento de doutrina". Os profetas cooperam para que os santos sigam a verdade em amor;.
Como "membros do Corpo de CRISTO" (Igreja), podemos dizer que os serviços (ministérios) citados em Efésios 4:11 equivalem aos sentidos que estão na cabeça: Audição, Visão, Paladar, Olfato, Tato (o tato está em todo o corpo). Se fizermos uma analogia, poderíamos afirmar que os profetas exercem a visão, a audição, a fala e o olfato no Corpo de CRISTO. Isso porque o profeta recebe as visões de DEUS, e fala aquilo que DEUS ordena - AM. 3:7; EZ. 3:17; AT. 11:28; AT. 21:10, 11.
Nas duas passagens de Atos, onde vemos a menção de um profeta de nome Ágabo, vemos que o SENHOR, através desse profeta, alertou Seus discípulos sobre acontecimentos futuros. Ou seja, o profeta pode, sim, ser usado pelo SENHOR para trazer revelação de acontecimentos futuros.
Contudo, o objetivo do profeta sempre será o de manter os homens conscientes da direção do SENHOR JESUS para suas vidas, seja em assuntos revelados naturalmente ou não. Conforme nos mostram as Escrituras, a profecia é para consolar, edificar e exortar (1 CO. 14:3) e dentro disto, o profeta pode, certamente, tratar de assuntos passados (caso do profeta Natã, repreendendo Davi pelo pecado cometido), presentes (caso de Ananias e Safira, no seio da Igreja) e futuros (caso de JESUS falando sobre Sua morte, e de outras profecias que ainda aguardam seu cumprimento), e isto sempre conforme a revelação do ESPÍRITO SANTO - 1 CO. 2:10; AM. 3:7; 1 CO. 14:24, 25; JS. 7:1-13; e referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.