"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."
1 Samuel 15:23
De acordo com a Bíblia, antes de a Terra e o homem serem criados, DEUS criou "os céus" - Gênesis 1:1.
Ao criar "os céus", DEUS seguramente começou pelo lugar de Sua habitação (terceiro céu), onde também habitariam os seres espirituais, que não têm corpo físico, ou seja, os "exércitos dos céus" (2 Reis 6:17).
Em relação aos seres espirituais criados por DEUS, a Bíblia nos diz que são em número de "miríades de miríades" - Daniel 7:10 - ou seja, um número muitíssimo grande, incontável ao homem, como é, para o homem, impossível de contar as estrelas do espaço.
De acordo com a Bíblia, também entre os seres espirituais, o SENHOR estabeleceu uma certa "ordem" ou "hierarquia", uma ordem de "classes angelicais", conforme podemos ver:
- principados, potestades, príncipes, hostes - Efésios 6:12;
- tronos, dominações (domínios), principados e potestades - Colossenses 1:16;
E isso tudo, no "mundo invisível".
Dentro disto tudo, a Bíblia nos identifica os seres do mundo espiritual como sendo:
- anjos (varões poderosos), "semelhantes a homens", não têm asas;
- arcanjos (príncipes do mundo espiritual);
- querubins - seres espirituais dotados de duas ou quatro asas, geralmente são "guardiões" ou "vigias";
- serafins - seres espirituais dotados de seis asas, estão relacionados com a santidade do SENHOR.
De acordo com a Bíblia, os querubins têm, cada um, o seu trono - 2 Reis 19:15; Salmo 80:1; 99:1; Apocalipse 4:4-10; etc.
Debaixo da ordem dos querubins estão os arcanjos e, debaixo destes, os anjos.
Quando os primeiros humanos pecaram e foram expulsos do jardim do Éden, o SENHOR colocou "querubins" para guardar o caminho da árvore da vida - Gênesis 3:24.
Falando um pouco mais sobre os seres espirituais, aconteceu que, dentre os "querubins", houve um deles que, por causa do seu brilho (resplendor), quis colocar o seu trono "ao lado" do trono de DEUS, querendo ser, assim, "semelhante" a DEUS - Isaías 14:13. Por causa do seu resplendor e beleza, encheu seu coração de orgulho (Ezequiel 28:122-17), e ele, por causa do seu "comércio", profanou os seres que estavam debaixo de sua ordem, e eles, juntamente com ele, foram expulsos do Paraíso celestial. Desta forma, o diabo arrastou após ele uma terça parte das criaturas espirituais que habitavam os céus - Apocalipse 12:4-9.
Sob o comando desse querubim, esses espíritos se colocaram contra o propósito Divino, e era deles que Adão devia "guardar" (proteger) o Jardim conforme Gênesis 2:15, afinal, quando o homem recebeu de DEUS a ordem de "guardar" o jardim, a mulher ainda não existia, e quanto aos animais, todos estavam sob o domínio dele (Gênesis 1:26).
Inicialmente, a rebelião de satanás - o querubim ungido para proteger (Ezequiel 28:14) afetou tão somente o lugar onde habitavam os seres espirituais, onde uma terça parte foi após ele. O orgulho - pecado do diabo - o levou a querer ser semelhante ao Altíssimo (Isaías 14:14), por isso ele foi condenado ao inferno, ele e seus anjos a quem ele convenceu a segui-lo (Isaías 14:15). A primeira consequência da rebelião, portanto, foi o juízo de DEUS, condenando o diabo e seus anjos ao inferno (Mateus 25:41). No entanto, embora a condenação (veredito) de DEUS fosse imediato, Satanás não foi imediatamente lançado no inferno. Na verdade, de imediato, ele foi apenas expulso do céu, passando a rodear pela Terra - Jó 1:6, 7.
O grande problema da rebelião, é que ela é contagiosa, ela causa a contaminação. Começou, de fato, entre os seres espirituais (anjos), contagiando uma terça parte deles; mas não parou por aí.
O diabo, usando o corpo de uma serpente (ou possuiu uma, entrando em seu corpo físico, ou se transfigurou em uma), entrou no Jardim do Éden, onde enganou a mulher. Mentindo, o diabo contaminou também a humanidade, começando pela mulher que, por sua vez, convenceu o homem a seguir o seu exemplo de incredulidade e desobediência.
Em Ezequiel 28:16 a Palavra de DEUS menciona "comércio" e "violência", referindo-se ao pecado de Satanás. Tal passagem sugere Satanás comercializando com injustiça - vs. 16, 17 - surge a pergunta: "O que Satanás negociou (comercializou) e com quem?"
Estaria Satanás negociando regiões da Terra com os demais seres espirituais, fazendo a eles a mesma oferta que fez a JESUS - Mateus 4:8,9 e Lucas 4:5-7?
O fato é que "pela injustiça do seu comércio", o diabo "profanou os seus santuários" - Ezequiel 28:18, o que nos mostra que ele comandava seres que adoravam a DEUS e que eles profanaram sua adoração colocando algo ou alguém no lugar de DEUS - Salmo 74:7; Jeremias 16:18; Daniel 11:31 - profanar é "desrespeitar o SENHOR pondo algo ou alguém em Seu lugar" (conforme dicionário).
Tal referência reforça, portanto, o entendimento de que os anjos se profanaram ao negociar com esse querubim rebelde.
Passemos agora a esfera humana... Quais as consequências da rebelião entre nós? O que a queda de Satanás trouxe de consequência para nós?
A primeira coisa que aconteceu, logo no princípio, foi ele ter interferido na nossa história, quando ele ainda estava iniciando.
Ele invadiu o lar de nossos primeiros pais, e, disfarçado de serpente, teve uma "conversa" com a mulher, enquanto o homem não estava com ela, e a enganou -2 Coríntios 11:3. Ali, com Eva, continuou o que já havia começado entre os anjos... mentiu, e com sua mentira levou a mulher a pecar. Ali o diabo causou a queda da humanidade, e o homem, que desfrutava de comunhão com DEUS, passou a fugir dELE, buscando seguir os seus próprios caminhos - Isaías 53:6.
A partir de então toda a humanidade se tornou "filha da desobediência" - Efésios 2:2.
A partir do pecado de Adão, a humanidade (toda a descendência de Adão) se tornou uma geração perversa - Atos 2:40. Daí a necessidade do novo nascimento, conforme JESUS falou a Nicodemos: João 3:3-5.
Conclusão:
A rebelião de Satanás, no céu, afetou toda a criação na Terra. Não só o homem pecou, indo após Satanás, como toda a humanidade herdou uma natureza que desde a infância é prisioneira do diabo, e até os animais foram corrompidos, e hoje "toda a criação geme angustiada aguardando a manifestação dos filhos de DEUS", daqueles que foram regenerados pela Palavra de DEUS sob o poder do ESPÍRITO SANTO - 1 Pedro 1:23; Tito 3:5; João 3:1-7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.