Em quase todas as religiões ditas cristãs, existe uma prática, um rito de ingresso denominado "batismo"; e em todas elas, começando do catolicismo romano, até os grupos mais recentes, esse rito envolve o uso da água.
Neste artigo pretendo levar você a distinguir, com base na Bíblia Sagrada, quando, de fato, ocorre um "verdadeiro batismo" e quando o rito "não é um batismo" e, portanto, a pessoa não foi batizada.
O QUÊ O BATISMO NÃO É
- O Batismo não é um rito de ingresso em uma religião ou instituição religiosa (como muitos acreditam);
- O Batismo não é uma "confissão ou declaração pública de fé", como ensinam alguns grupos religiosos;
- O Batismo não é "opcional" para quem pretende ser um discípulo (seguidor, aluno) de JESUS;
- O Batismo não é um rito de "aspersão de água" na cabeça de alguém que crê;
O QUE É O BATISMO?
- o Batismo é parte dos passos práticos iniciais de quem acredita (crê) no Evangelho de CRISTO;
- O Batismo é uma ordenança (mandamento) de JESUS aos Seus seguidores (MT. 28:19; MC. 16:16; AT. 2:38-41. etc.);
- O Batismo é a "imersão total" da pessoa nas águas, pois simboliza o "sepultamento do batizando" (RM. 6.3,4);
Diante disto, é preciso que, à luz das Escrituras Sagradas. que entendamos quais são os requisitos exigidos para que ocorra o verdadeira batismo bíblico, e como identificar quem foi, de fato, batizado(a).
Historicamente, a prática de purificação com água é conhecida em diversas culturas e religiões antigas, mas dentro das Escrituras, o batismo traz uma realidade muito mais profunda.
Primeiramente, é necessário saber que a palavra "batizar" tem origem no grego koiné (idioma em que foi escrito o Novo Testamento) e significa "mergulhar" ou "imergir", derivada do termo "bapto", que significa, literalmente, "mergulhar" algo em líquido.
No Novo Testamento, vemos o batismo começando com João "Batista" (assim chamado porque batizava), o qual recebera uma missão dada por DEUS (LC. 1:13-17). Sua missão era preparar ao SENHOR um povo bem disposto.
Então, quando chegou o tempo, João começa a pregar o "Evangelho do Reino dos céus" - MT. 3:2-11.
Todos os que o ouviam e acreditavam naquilo que ele anunciava, vinham e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando seus pecados em sinal de arrependimento (MT. 1:6).
Conforme está registrado, o batismo era ali uma prova do arrependimento por parte de quem era batizado (v.11).
Em Marcos 1:4; consta que João pregava o "batismo de arrependimento", para "remissão de pecados". Aqui, o termo "remissão" tem o sentido de "cancelamento de uma dívida espiritual".
Posteriormente, quando JESUS começou Seu ministério (Sua pregação), a Sua mensagem era a mesma: O Evangelho do Reino de DEUS - MT. 4:17, 23.
O fato de que a humanidade se encontra sob o governo de Satanás (1 JO. 5:19) implica na necessidade que o homem tem de se colocar sob o governo de DEUS. por isso o Evangelho do Reino de DEUS, fazendo a oposição ao reino de Satanás - MT. 12:26-28.
Finalmente, após Sua ressurreição, ao mandar Seus seguidores "fazer discípulos" (MT. 28:19), o SENHOR JESUS estabelece alguns princípios:
A ORDEM DE JESUS
"Ide, fazei discípulos... batizando... ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado" (MT. 28:19).
Em Marcos 16:15, 16 está registrado:
"Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo..."
Portanto, de acordo com as palavras do próprio JESUS, existe uma "sequência de condições a serem cumpridas antes que alguém possa ser batizado(a)":
- Ouvir o Evangelho do Reino de DEUS;
- Arrepender-se das "obras mortas" (HB. 6:1,2);
- Crêr (acreditar);
- Ser batizado (por imersão);
─ MT. 4:17; MC. 1:15; AT. 2:38-41; etc...
E, dentro desses passos, junto com o verdadeiro arrependimento, está a conversão (AT. 3:19), que implica em uma "mudança de atitude", a pessoa passa a seguir na "direção oposta" àquela que vivia. Ela "muda de direção" em sua caminhada.
Quando o verdadeiro batismo acontece, a pessoa "se torna uma nova criatura", já não vive mais como vivia antigamente - 2 CO. 5:17
"Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
2 Coríntios 5:16-17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
2 Coríntios 5:16-17
Uma vez verdadeiramente batizada, não há como a pessoa permanecer nos mesmos hábitos, nos mesmos costumes, no mesmo comportamento. Isso não ocorre por conta de "regras", mas porque há nela uma nova vida (GL. 2:20).
E você, é verdadeiramente batizado(a)? Nasceu de novo? É uma nova criatura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.