domingo, 25 de janeiro de 2015

QUANDO ESCOLHEMOS O GOVERNO ERRADO

Texto Base: 1 Samuel, cap. 8 (inteiro)

A todos os que não estão familiarizados com os relatos bíblicos e com as lições sempre atuais que nos trazem – e mesmo par avocê que já conhece – gostaria de convidá-lo(a) a refletir na lição que nos traz esse texto.

Samuel foi um personagem singular nos anais da história e da Bíblia! Foi o profeta que introduziu o período da monarquia em Israel.

Quanto à sua história, a mãe de Samuel era estéril, e clamou a DEUS por um filho, prometendo consagrá-lo ao SENHOR. Sendo atendida, logo após o desmame do menino, levou-o para ficar em Siló – local onde estavam os sacerdotes.

Samuel, portanto, começou a ter contato com as coisas espirituais desde sua tenra infância; foi também nessa mesma época que DEUS começou a manifestar-Se e a falar com ele (1 SM. 3)

Foi quando Samuel foi escolhido por DEUS para ser Seu porta-voz ao povo de Israel, pois o sacerdote Eli, no fim de sua vida, deixou de repreender seus filhos, os quais eram “filhos de belial” (malignos). Por causa disso, embora sendo sacerdote, Eli foi desqualificado por DEUS como juiz de Israel (1 SM. 2:12-29; 3:13).

Samuel foi, então, constituído profeta em Israel, e quando alguém queria ouvir o conselho de DEUS, procurava a Samuel, pois este era Seu porta-voz (1 SM. 3:21).

Apesar disto, ao chegar sua velhice, Samuel não tinha quem o substituísse, pois seus filhos se corromperam e não seguiram seus passos. Ora, vendo os cidadãos daquele lugar que Samuel não teria quem o substituísse após sua morte (pelo menos era o que pensavam) – pois os filhos dele haviam se corrompido – julgaram que seria melhor para eles se tivessem um “governante”.

Queriam ser como todas as nações ao redor deles, as quais tinham um “rei”, um homem que as governava.

Samuel a princípio ficou triste, achando que o povo o estava rejeitando; DEUS porém lhe mostrou que na verdade o povo não rejeitava a Samuel, e sim ao próprio DEUS, não querendo que ELE os governasse (1 SM. 8:7).

Ao olharmos um pouco mais à frente, após a escolha do povo, vemos com tristeza o fim de Saul, e quão errada foi a escolha do povo.

Saul deixou sua posição “subir-lhe à cabeça”, rebelou-se contra a ordem de DEUS escolhendo seu próprio caminho. Posteriormente chegou a envolver-se com a necromancia e mediunidade, tentando se comunicar com os mortos e tudo isso desencadeou sua própria morte, pois ao final Saul suicidou-se.

Ao escolher ser desobediente a DEUS, Saul colocou-se sobre a “cobertura” do próprio Satanás (o querubim rebelde – EZ. 28) a tal ponto que um espírito maligno (demônio) passou a perturbá-lo e assombrá-lo (1 SM. 16:14,15) e somente os hinos tocados por Davi conseguiam “tranquilizá-lo” (1 SM. 16:16-18, 23).

Davi tinha consigo a Presença de DEUS, pois “DEUS habita no meio dos louvores” (SL. 22:3).

Em nossos dias, quantos de nós não temos colocado nossa esperança em algum governante humano, apenas para descobrir que são corruptos e nos frustram?

Quando entenderemos que somente o governo de DEUS em nossa vida é que traz consigo verdadeiras paz, justiça e segurança?

O ser humano é corrupto! A natureza humana é corrompida e má desde seu nascimento; basta observarmos, em relação às crianças, que precisamos lhes ensinar o bem e o correto a fazer, pois naturalmente já fazem o mal e o errado.

Portanto, deixemos de confiar no homem e nos lancemos sobre DEUS! Nos coloquemos sobre o governo de DEUS, através de Sua Palavra, e desfrutemos da segurança, paz e justiça que só nELE há!

E quanto à você? Quem governa sobre você? Que leis obedece? As de DEUS ou dos homens?

Em quem tem confiado para que sua vida melhore? Em algum prefeito? Governador? Presidente? – Confie em JESUS CRISTO! NELE você pode confiar!

Um comentário:

  1. Belo texto Carlos! Temos que cada vez mais nos alimentarmos das palavras de Deus e procurar saber dos males que nos cercam.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.