domingo, 25 de agosto de 2019

SIM, A MATEMÁTICA É PARA TODOS.


        Há uma máxima na sociedade, defendida inclusive por alguns pensadores e autores, de que a matemática não é para todos. Essa afirmação não poderia estar mais longe da verdade!
        Bem, talvez essa afirmação possa ser verdade, se vista do ponto de vista acadêmico, com o olhar das instituições de ensino, que ensinam a matemática como simples disciplina, de uma forma mecânica, onde os estudantes passam a maior parte do tempo decorando fórmulas, ou então repetindo cansativos e monótonos exercícios envolvendo cálculos… Números, operações, mais números, mais operações… Com certeza, esse tipo de metodologia alcança a muitos, porém não a todos…

        Em se tratando da matemática, muito embora lhe tenham escolhido uma péssima nomenclatura, que não condiz com sua realidade (má temática, uma temática ruim), ela não só é parte integrante da vida humana, como também entremeia tudo o que existe no universo. Matemática, muito mais que uma “má temática”, é, pode-se assim dizer, a essência da vida, a essência do infinito, porque no universo, tudo emana matemática.

        A própria origem humana, a junção dos elementos que compõe o corpo humano, a natureza, enfim, em tudo a matemática se apresenta como o segredo da iniciação da compreensão do universo.

        Todavia, quando criou-se o que hoje chamamos de “escola convencional”, aquilo que outrora era aprendido dos pais, foi terceirizado para as mãos do Estado, e as disciplinas que antes eram apenas sete, conhecidas como o Trivium e o Quadrivium, ou mais propriamente conhecidas como As Sete Artes Liberais, foram particionadas em muitas outras, e a matemática passou a ser um problema sério nas salas de aula… A necessidade de decorar fórmulas foi substituindo o entendimento da lógica, e os alunos das instituições começaram a ter dificuldades de aprendizagem matemática, surgindo, então, esse provérbio de que “a matemática não é para todos”, uma bela desculpa para o fracasso dos professores que, por conta de sua própria metodologia, não conseguiam com que seus alunos aprendessem a matéria.

        Claro que o fato de as instituições criarem salas de aula onde as disciplinas são “ensinadas” da mesma forma desde o surgimento das escolas, com crianças sentadas olhando uma para a nuca da outra, enfileiradas como numa “linha de produção de uma indústria”, e o ritmo “formal” de único do ensino, acabam por deixar lacunas na aprendizagem das disciplinas dentro das escolas, principalmente da matemática, pelo fato de que ela não é meramente um ensino mecânico, mas é apreendida pelo estudando através de um processo de assimilação e sequência…

        O que ocorre, nas escolas, entretanto, é que a matemática não é ensinada numa sequência didática lógica, de forma a que todos aprendam… Mesmo porque cada estudante tem sua própria velocidade de aprendizagem, sua própria maturidade ou desenvolvimento cognitivo diverso do seu colega de classe. Dessa forma, a peculiaridade de cada estudante não é levada em conta nas instituições onde o objetivo é o “ensino em massa”, é levar uma grande quantidade de conteúdos para a sala de aula, com o propósito de se cumprir um “currículo escolar” e não o de levar o estudante a aprender, de fato o que está sendo ministrado pelo professor. Prova disto é o sistema educacional brasileiro que, até o quinto ano do ensino fundamental, aprova o aluno mesmo que este não esteja dominando o conteúdo da série na qual está matriculado.

       Para não correr o risco de que os alunos de nossos cursos de matemática não fiquem sem aprender, foi desenvolvida uma metodologia de ensino exclusiva, que leva em consideração a realidade e a contextualização do aluno, levando-o a desenvolver sua lógica, e a compreender, de fato, o que está acontecendo em cada problema e situação que lhe são propostos em cada aula.

        Não há uma preocupação com decorar fórmulas, porque o aluno vai construindo seu aprendizado de uma forma muito intuitiva, interativa, divertida e também eficaz.

        Conheça nossos cursos e surpreenda-se com uma Matemática Viva. Seu conceito sobre ela, nunca mais será o mesmo!

       Visite nosso site: https://www.matematicavivahs.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.