quarta-feira, 20 de maio de 2020

O Pão Nosso de Cada Dia...

LEITURA: Mateus Cap. 6


Quando os discípulos de JESUS pediram-Lhe que os ensinasse a orar, como também João Batista ensinou aos seus discípulos, JESUS mostra a eles como e quais as prioridades a serem apresentadas diante de DEUS em oração.

A despeito do fato de que hoje, a primeira preocupação das pessoas seja com o "pão nosso de cada dia", isto é, com a provisão de abrigo (o quê vestir e onde morar), alimento (comida e bebida), e segurança (proteção), todas essas coisas são relegadas ao segundo plano, na oração ensinada por JESUS aos Seus discípulos, pois ELE coloca a seguinte ordem de prioridades em Sua oração ao Pai:

1) Santificado seja o Teu Nome - MT. 6:9
O nome de DEUS (YAVÉH - JEOVÁ) já é santo, como também o é o Nome de JESUS... Como, então, podemos "santificar o Seu Nome?"
Simples... Em 2 TM. 2:19 está escrito: "aparte-se da iniquidade, todo aquele que profere o nome do SENHOR". Ou seja, se "levo" sobre mim o nome de CRISTO (cristão = pequeno cristo), então devo santificar minha vida, devo me separar de tudo aquilo que fere a santidade do Nome do SENHOR. Como poderia participar de algo contrário à natureza Divina e santa de JESUS, se sou um de Seus seguidores? 

2) Venha o Teu Reino - MT. 6:10
Aqui o SENHOR JESUS mostra que devemos orar (e agir) pedindo que o Reino (governo) de DEUS venha! Que DEUS governe ─ não apenas minha vida e minha família, mas toda a Terra! Desde que a incredulidade entrou na humanidade por meio de Adão, o diabo vem governado a humanidade, e na Terra só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios (OS. 4:2). As pessoas vivem desesperadas e oprimidas, e precisam, com urgência, conhecer o governo de DEUS, e quando eu permito que o SENHOR JESUS governe a minha vida, dou às pessoas que me cercam a oportunidade de conhecer o resultado do governo de DEUS, a transformação que acontece nas pessoas.

3) Seja feita a Tua vontade, tanto da Terra, como no céu - MT. 6:10
Em uma sociedade onde todos buscam satisfazer suas próprias vontades, onde cada indivíduo busca seu próprio desejo, apenas o cristão autêntico estará buscando, em oração (e atitudes) o conhecimento e a realização da vontade de DEUS. JESUS mostra aqui que "no céu a vontade de DEUS é realizada", mas que "na Terra ela não é feita" como é feita no céu. Ou seja, embora os anjos realizem a vontade de DEUS (SL. 103:20), os homens, de modo geral, não fazem o mesmo.
É necessário compreendermos que, embora o SENHOR seja Todo Poderoso, e nada fuja do Seu controle, muito do que acontece na Terra é por Sua "permissão" e não por Sua vontade ou desejo. Ou seja, nem tudo o que DEUS permite que aconteça, é porque ELE deseja que aconteça; caso contrário, teríamos que admitir que ELE desejou o pecado do homem, o que é uma blasfêmia e heresia. Cabe ao cristão, portanto, sacrificar sua vontade carnal, e buscar a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS - RM. 12:2 - MT. 6:10
Buscar a realização da vontade de DEUS, hoje, é andar na contramão o mundo, pois este segue outro curso - EF. 2:2.

Por fim, só depois de estabelecer corretamente quais as prioridades a serem buscadas, é que JESUS menciona "o pão nosso de cada dia", mostrando que, antes das necessidades físicas, materiais, terrenas, é necessário buscar a realidade espiritual (MT. 6:33).

Aliás, quando buscamos em primeiro lugar o Reino de DEUS e a Sua justiça, toda e qualquer ansiedade ou preocupação perde o sentido, porque DEUS cuida de cada uma de nossas necessidades (1 PE. 5:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.