segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

COMO BUSCAR "E RECEBER" A DIREÇÃO DE DEUS

Todos nós nascemos para cumprir um propósito que está no coração de DEUS bem antes da nossa concepção.


ELE tem no Seu coração uma carreira para cada um de nós, e isto, em cada área de nossa curta vida sobre a face deste planeta no qual nascemos.

ELE nos formou no ventre de nossa mãe (SL. 139:13-15) e, enquanto estávamos sendo formados, ELE já planejou cada um dos dias de nossa vida (SL. 139:16).

Sim! DEUS tem um planejamento, um plano, para cada ser humano que nasce (JR. 29:11; 33:3).

Em Seu Plano, para mim e para você, DEUS incluiu e definiu, com todos os detalhes, cada área da minha e da sua vida.

A despeito disso, ELE não nos impõe Seu plano de vida, ELE o "propõe"  a nós. Podemos escolher o Seu plano, que é perfeito, ou escolher andar nos nossos planos (caminhos) - IS. 53:6.

Seu plano para mim e para você, entre muitas coisas, envolve:

  • Nosso desenvolvimento físico;
  • Nosso desenvolvimento espiritual;
  • Nosso desenvolvimento emocional/moral;
  • Nosso desenvolvimento acadêmico (de aprendizagem);
  • Nosso desenvolvimento profissional (de trabalho) e
  • Nosso desenvolvimento social (nosso lugar na sociedade).
Todavia, eu e você somos responsáveis pelas escolhas feitas diariamente em cada uma dessas áreas, e sempre colheremos aquilo que semearmos, de uma forma ou de outra:
  • saúde ou doenças em nosso corpo;
  • salvação ou condenação em nosso espírito;
  • uma alma saudável ou perturbada;
  • conhecimento útil ou inútil para a glória de DEUS (1 CO. 10:31);
  • um instrumento de DEUS, ou um(a) escravo(a) do diabo em nosso local de trabalho;
  • um(a) filho(a) de DEUS resplandecendo no meio dessa geração perversa, ou mais um(a) perverso(a) no meio da sociedade;
Por isso, meu propósito neste artigo é cooperar com você para que possa buscar e receber a direção do SENHOR JESUS para qualquer área de sua vida.
       Vamos lá...

O QUE SOMOS
       O ser humano é um ser composto por três elementos distintos:
- espírito e alma e corpo ─ 1 TS. 5:23; HB. 4:12. A Bíblia é muito clara a este respeito. Tanto você quanto eu somos, individualmente, uma alma habitando em um corpo (2 CO. 5:8).
       Sendo assim, querido(a), é necessário compreender as implicações de cada uma dessas partes, ao buscar a direção de DEUS para cada uma delas.
       Há fatos que são indiscutíveis em relação a nós. Por exemplo, fomos feitos à imagem e semelhança de DEUS porque ELE deseja habitar dentro de nós (JO. 14:23; 1 CO. 3:16; 1 PE. 2:5).
       Portanto, se nosso corpo (o meu e o seu) foi feito para ser um templo do ESPÍRITO SANTO, é muito lógico que devemos cuidar muito bem dele, mantendo-o limpo, asseado, bem alimentado, e saudável, evitando toda e qualquer substância que o prejudique, incluindo os excessos de alimentos, até porque  glutonaria é pecado da mesma forma que a bebedice. Então, não podemos nem beber demais (se embriagar) nem tampouco comer demais, sem necessidade (comer sem fome é glutonaria).
       Outrossim, fomos criados para glorificarmos a DEUS em tudo. Ora, dessa forma fica muito fácil escolhermos ou decidirmos aquilo no qual iremos nos envolver quer acadêmica, quer profissionalmente.
       Primeiramente é nosso dever, como cristãos ou seguidores de JESUS CRISTO (para quem estou escrevendo este artigo), ir diante do SENHOR JESUS e indagar dELE, qual a formação ou curso que ELE deseja para nós... No que ELE quer que estejamos envolvidos - sabendo que o nosso propósito nesse curso/formação é tornar CRISTO conhecido das pessoas que, comigo, estarão estudando.
       Em segundo lugar, é nosso dever ir aos pés do SENHOR JESUS e suplicar a ELE que nos mostre, de forma clara, inconfundível, qual a ocupação (trabalho) no qual ELE quer que eu gaste meu tempo e energia - sabendo, igualmente, que o objetivo nesse trabalho não é ganhar dinheiro, ter status, ou qualquer outra coisa, senão unicamente ter o que repartir com quem tem necessidade (EF. 4:28), pois o meu sustento vem do SENHOR e não do meu trabalho, ainda que ELE possa usar o meu trabalho para me suprir, mas meu suprimento vem DELE (SL. 127:2; AG. 1:2-11; MT. 6:19-34).
       Se os seus olhos estiverem fitados nELE, na Sua boa, perfeita e agradável vontade, se houver em seu coração de fato o desejo de agradar ao SENHOR JESUS, ELE vai conduzir você no centro de Sua vontade perfeita, e você não irá ter qualquer preocupação ou ansiedade, pois ELE tudo sabe e controla.
       Portanto, sonde, diante DELE o seu coração...
       Aquilo que você está estudando ou cursando é a sua resposta a uma ordem clara do SENHOR JESUS, ou você simplesmente está fazendo o que é comum às pessoas do mundo fazerem?
       O mercado de trabalho para onde está dirigindo seus passos é aquele que o SENHOR JESUS ordenou para você, ou é porque está olhando para promessas de ganho, posição social, aparência, etc?
       Não esqueça, também, que, quando nosso coração já decidiu o que queremos, ainda que consultemos a DEUS, ELE não nos mostrará a Sua direção e vontade, mas nos dará a resposta que queremos ouvir, mesmo que isso traga morte e condenação (leia: NM. 22; EZ. 14:4; 2 PE. 2:15; AP. 2:14).
       Balaão cobiçou o prêmio da injustiça, e embora DEUS houvesse lhe dito, já na primeira consulta, que "não deveria ir", na segunda vez que perguntou (sua intenção não era saber a vontade ou direção de DEUS, porque DEUS não muda), DEUS então lhe falou para ir... Porém, no caminho, um anjo estava esperando para lhe matar, e só a jumenta de Balaão viu o anjo... Balaão não viu, porque estava cego pela "recompensa" que lhe foi prometida. Por isso, cuidado com as "recompensas" que o mundo coloca diante de você!
       Ore, jejue, suplique a direção do SENHOR com o desejo de fazer a vontade DELE e não a sua ou de qualquer pessoa que ame.
       Então você experimentará a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS para você ─ RM. 12:1,2.

       Que o ESPÍRITO SANTO esteja abrindo seus olhos, para ver o Caminho que ELE tem para você. Que ELE abra os seus ouvidos para ouvir unicamente a voz do SENHOR JESUS e seguir os Seus passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.