segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

BATISMO COM FOGO

De acordo com a Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, em Lucas 3:16, além do "batismo nas águas" e "batismo com o Espírito Santo", há também o "batismo com fogo".

Esse batismo, como veremos adiante, é semelhante a uma "fornalha", ou "forno" onde um "cadinho" (na Bíblia está o termo "crisol") é colocado para que as impurezas existentes na substância dentro dele sejam eliminadas (consumidas) e o material fique puro.

Em 1 CO. 3:11-15, somos alertados sobre dois tipos de obra que podem ser edificadas sobre CRISTO: um tipo é de madeira, feno e palha, material que não resiste ao fogo; outro tipo é de ouro, prata e pedras preciosas e, portanto, resistente ao fogo.

Em Provérbios 25:4, a Palavra de DEUS fala sobre "tirar da prata as escórias" (sujeiras, impurezas, etc). Você sabe como é esse processo? A Bíblia nos mostra como: Malaquias 3:2,3; Salmos 12:6; Provérbios 27:21... O texto de provérbios a Palavra de DEUS é muito clara... A prata é "provada" pelo "crisol" (cadinho), e o ouro, pelo forno; ambos os elementos, aqui, passam pelo fogo.

Quando estamos cheios com a vida de CRISTO, não há necessidade de temor diante do fogo (Isaías 43:2).

Em 1 Pedro 1:3-7 vemos que o propósito desse "batismo com fogo" é a revelação de JESUS CRISTO (CL. 1:27), da Sua vida em nós.

Alguns outros textos que nos mostram o fogo como elemento do julgamento de DEUS:

  • GN. 19:24 - O juízo de DEUS sobre as cidades de Sodoma e Gomorra;
  • LV. 10:1-3 - O juízo de DEUS sobre Nadabe e Abiú, dois filhos de Abraão;
  • 2 TS. 1:7-9 - Juízo de fogo sobre os que não conhecem a DEUS e não obedecem ao Evangelho;
Concluímos, assim, que o batismo com fogo nada mais é senão as circunstâncias de provação que vêm sobre cada filho de DEUS após o batismo.

O próprio JESUS, teve o Seu "batismo de fogo" ao ser posto à prova após Seu batismo nas águas ─ MT. 4:1-11; LC. 4:1-13; HB. 4:15; etc.

JESUS, como homem, foi aprovado! Não "caiu" na tentação (não sucumbiu, não cedeu estando sendo tentado), mas manteve Sua confiança em DEUS.

Oremos, para que, quando em tentação, não caiamos, pois a tentação virá - TG. 1:12-15, e o pedido "não nos deixe cair em tentação", não significa livrar da tentação, mas, sim, livrar "na" tentação, isto é, em estando sendo tentado(a), não ceder.

Se precisamos ser "aprovados", significa que seremos provados. Se não cedermos, somos "aprovados", se cedemos, somos "reprovados". Leia: 1 CO. 10:13; TG. 1:12; 1 PE. 1:6-9 e referências.

E então, como você tem saído das tentações?
Tem sido aprovado(a) ou reprovado(a)?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.