terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Substituindo a Mentira pela Verdade (III)



 Leitura da Bíblia: EF. 4:25; AP. 21:8

O Velho Testamento e o Novo Testamento

Você sabe que o termo "Testamento" significa "Aliança", e que tem validade somente quando acontece a morte do "testador"? (HB. 9:16,17).

Na Bíblia Sagrada encontramos dois Testamentos: O Antigo (ou Velho) Testamento e o Novo Testamento. No Antigo Testamento encontramos 39 livros, e no Novo, 27, totalizando 66 livros ao todo na Bíblia Sagrada.

O Antigo Testamento fala do advento do CRISTO, apontando para JESUS, e o Novo Testamento mostra o cumprimento, em JESUS, das profecias e promessas feitas no Antigo  Testamento.

Porém, diferentemente do que a maioria das pessoas acredita - que os 39 livros do Antigo Testamento não têm mais validade após a vinda de JESUS, pois JESUS veio, em Suas próprias palavras, "cumprir a Lei" (MT. 5:17), o fato é que a Lei dada através de Moisés (JO. 1:17) e que se trata de uma Aliança feita por DEUS com Israel, está toda concentrada no 3º Livro de Moisés chamado de Levítico (o terceiro livro do pentateuco) que é chamado de "livro da Lei" (LV. 21:34).

Isso significa que os princípios da Bíblia Sagrada como um todo, ainda se aplicam a nós nos dias atuais.

O quê mudou? 

A Antiga Aliança


Para entendermos o que mudou com a vinda de JESUS, precisamos conhecer os elementos da Velha Aliança:
  • Um DEUS distante;
  • A necessidade de um "tabernáculo terrestre" , ou um "templo ou lugar sagrado" onde buscar a DEUS;
  • Um animal ou algo para oferecer em sacrifício;
  • Uma classe de "profissionais da fé", uma classe sacerdotal para interceder pelo pecador, necessariamente da família de Levi;
  • A Lei, escrita em tábuas de pedra.

A Nova Aliança

Na Nova Aliança:
  • Todos são sacerdotes; 
  • Nós somos a "habitação" de DEUS;
  • JESUS é o sacrifício, o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, e cada um de nós deve se oferecer em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS;
  • Já não há a necessidade de um "lugar sagrado" (um templo ou tabernáculo - um lugar como aquele onde os judeus se reuniam), porque nosso corpo é templo do Espírito Santo, e porque JESUS declarou que onde estiverem dois ou três reunidos em Seu nome, ali ELE está;
  • Os mandamentos de DEUS estão gravados "dentro de nós", e não mais em "tábuas de pedras";
  • Nos reunimos não mais em templos e santuários, "construções sagradas", e específicas para o "culto religioso", mas em "nossas casas" praças, etc.
Em qual aliança você vive?

Se você ainda necessita de templos, de ordenanças humanas e de uma classe de sacerdotes ou "profissionais da fé" para conduzirem o seu serviço a DEUS, então você ainda não sabe o que é a Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.