Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21)
A seguir vamos colocar o que cada uma dessas obras "da carne" são, para que entendamos quais suas implicações e porque aqueles que as praticam "não herdarão o Reino de DEUS", conforme está escrito.
Segue a lista citada no texto acima:
Prostituição -- De acordo com o dicionário, a "prostituição" abrange não apenas a vida das prostitutas ou chamadas "garotas de programa" ou "acompanhantes de executivos" e outros "nomes bonitos formulados pela sociedade, para não chamar de prostituta. O termo prostituição abrange também a "profanação" (chamo sua atenção para o que está registrado em Ezequiel 28:18, onde é dito, sobre Satanás, que ele "profanou os seus santuários"). A profanação ou desrespeito, que nada mais é que profanar aquilo que originalmente foi criado para a glória de DEUS, para manifestar a santidade e beleza do Criador. Foi exatamente o que Satanás, um querubim criado para proteger, que deixou-se levar pelo orgulho e quis ser "semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:13, 14; Ezequiel 28:14, 17).
Impureza -- Qualidade daquilo que é impuro, algo que não conserva sua natureza original, algo que é "misturado". Originalmente o ser humano foi criado puro. Não havia nada nele que o contaminasse, pois o próprio DEUS, após criar o homem disse que "era muito bom" (Gênesis 1:27-31). DEUS criou o homem para um propósito específico, conforme as Escrituras no-lo revelam, porém, algo entrou no homem e o contaminou, tornando-o inútil para o propósito Divino, estragou, perverteu (corrompeu) sua natureza (Atos 2:40).
Lascívia -- Luxúria, sensualidade, "cabritismo", libidinagem, prazer sexual (fora do casamento).
Idolatria -- Culto aos ídolos, paixão exagerada, sentimento exagerado, colocar outro objeto de culto no lugar que pertence ao Único DEUS VIVO e VERDADEIRO. Aqui também se encaixa, de acordo com 1 Samuel 15:23 toda pessoa que se entrega à teimosia, à contenda de palavras.
Feitiçarias -- Prática de bruxaria e feitiços, uso de poderes sobrenaturais, manipulação do mundo espiritual através de espíritos malignos, mas também, de acordo com 1 Samuel 15:23; Provérbios 17:11 e 1 Samuel 16:14, aqui se encaixa todo aquele que deliberadamente escolhe o caminho da rebelião (desobediência).
Inimizades -- Falta de amizade, malquerença, má vontade, indisposição.
Porfias -- Contenda de palavras, discussão, insistência, teimosia, obstinação. Ainda de acordo com 1 Samuel 15:23 também é idolatria (culto a ídolos do lar ARA).
Emulações -- Sentimento que incita a se igualar ou superar alguém; rivalidade, concorrência. Juridicamente falando, é o abuso de direito de forma a prejudicar outrem.
Iras -- Raiva, desejo de vingança. (Que normalmente gera a violência na direção do próximo).
Pelejas -- Lutas, brigas, contendas.
Dissensões -- Divergências de opiniões; discordâncias; divisões, cismas, facções.
Heresias -- Ensino que afasta da verdade; seita; facção; aquilo contradiz o que é ensinado na Palavra de DEUS.
Invejas -- Desejo do que é de outro; querer as coisas que outros têm, sem a disposição ou o esforço necessários para conseguí-lo.
Homicídos -- Ação de matar uma pessoa; assassinato; matar alguém de forma voluntária ou não; tirar a vida de alguém;
Bebedices -- Consumo exagerado de bebidas; beber de forma exagerada; consumir muita bebida alcoólica; gastar com bebidas alcoólicas (Isaías 55:2).
Glutonarias -- Comer além do limite; comer demais; gula (glutão, guloso); comer sem estar com fome.
Cada uma dessas obras da carne é impulsionada pela natureza caída, que é motivada pela vontade do diabo, conforme vemos em 2 Timóteo 2:26:
"e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos."
Quando DEUS criou o homem, criou-o puro e reto (EC. 7:29). Porém, quando o diabo, disfarçado de serpente enganou a mulher (2 CO. 11:3) e esta, por sua vez, convenceu o homem a desobedecer a DEUS (GN. 3:17), toda a geração adâmica (descendentes de Adão) passou a ter uma natureza "pervertida" (corrupta), confe. AT. 2:40.
De acordo com o pensamento comum, todos os seres humanos nascem bons e puros, e o meio é que os contamina... Mas não é o que a Palavra de DEUS nos ensina:
"E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz."
Gênesis 8:21
De acordo com a Palavra de DEUS, nascemos já corrompidos, propensos para o mal, porque nosso ancestral, nosso primeiro pai, Adão, já nos legou sua natureza pervertida.
Aqui seria interessante refletirmos nas seguintes passagens, buscando no SENHOR JESUS, e no Seu ESPÍRITO SANTO, a revelação sobre as implicações dessas realidades espirituais em nossos dias e vidas:
Gênesis 3:14
DEUS diz que a serpente comerá "pó"...
Gênesis 3:19
DEUS diz que o homem "é pó"
Oséias 4:8
"Alimentam-se do pecado do meu povo..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.